Santos é pego de surpresa com mudança no formato do Campeonato Brasileiro
O Santos é conhecido como um dos clubes que mais revela jogadores para o futebol brasileiro. Berço de craques como Pelé, Neymar e Rodrygo, o Alvinegro da Vila Belmiro tem uma verdadeira ‘fábrica de raios’, como é chamada as categorias de base do Peixe.
Os Meninos da Vila entrarão em campo como um dos favoritos para o Campeonato Brasileiro sub-20, na edição de 2024 a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou uma alteração nos moldes da competição. Agora 20 clubes, as equipes se enfrentam em apenas um turno, após o término dos jogos, os oito primeiros classificados passam para a fase mata-mata.
O mata-mata consiste em jogos únicos, no qual o líder da competição enfrenta oitavo colocado, o segundo enfrenta o sétimo e assim por diante. Apenas a final terão jogos de ida e volta, o dono de melhor campanha irá decidir a final em casa. Na última edição, o Santos foi eliminado na semifinal pela equipe do Flamengo, que acabou se sagrando campeã após derrotar o Palmeiras nos pênaltis.
Falta qualidade?
Fábio Carille não vem utilizando muitos Meninos da Vila durante a temporada, durante o Paulistão, o treinador optou por atletas mais experientes. Ao ser questionado sobre, Carille revelou que a qualidade das categorias de base santista já esteve melhor do que no momento:
“O torcedor tem que saber que a base, e isso eu falo sinceramente, não está tão qualificada como já foi anos atrás o Santos. Claro que tem jogadores bons, eu acompanhei o Enzo, que já está aqui com a gente e ele precisará de um tempinho ainda. Veio fazer aqui os testes, deu um desequilíbrio muscular muito grande, o risco de contusão, de lesão de joelho, é muito grande. Então esse menino igual foi feito com o Jair, vai ter que passar por um período de fortalecimento”, disse o treinador.